Conteúdo do impresso Edição 1272

IMBRÓGLIO JUDICIAL

TST mantém Adeildo Sotero na presidência da Fecomércio

Polêmica se arrastava desde 2022, quando ex-presidente recorreu contra resultado de eleição
29/06/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Fecomércio Alagoas
Fecomércio Alagoas

A7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu não conhecer do Agravo de Instrumento em Recurso de Revista interposto pelo ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), José Gilton Pereira Lima. O recurso visava reverter a decisão que anulou a eleição da entidade para o quadriênio 2022/2026 e determinou a realização de um novo pleito, supervisionado pelo Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL).

A nova eleição, acompanhada pelo MPT e vencida pela chapa “Resiliência e União”, liderada por Adeildo Sotero, foi confirmada como válida pelo TST, com uma votação de 3 a 0. A decisão destacou a falta de comprovação dos requisitos recursais pelo ex-presidente, reafirmando a legitimidade do processo eleitoral, conforme determinado pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19).

O pleito para a nova diretoria da Fecomércio/AL foi marcado por disputas judiciais. A primeira votação ocorreu em maio de 2022, na qual Adeildo Sotero foi eleito presidente por cinco votos. No entanto, Sotero não conseguiu assumir a presidência devido a impasses legais e a federação foi gerida interinamente por Nilo Zampieri após o afastamento de José Gilton Pereira Lima.


Encontrou algum erro? Entre em contato