Conteúdo do impresso Edição 1283

CASO MALAQUIAS

Delegado e acusada de matar marido vão depor em julgamento

Defesa de réus tenta novo adiamento, mas juiz mantém júri para o dia 19
Por JOSÉ FERNANDO MARTINS 14/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução/facebook
Kleber Malaquias, executado no dia em que completou 41 anos
Kleber Malaquias, executado no dia em que completou 41 anos

O juiz José Braga Neto, da 8ª Vara Criminal da Capital, rejeitou o pedido da defesa do sargento PM José Mário de Lima Silva para adiar um dos julgamentos mais esperados em Alagoas, marcado para a próxima quinta-feira, 19 de setembro. O militar é acusado de envolvimento no assassinato do empresário Kleber Malaquias. A decisão, mantida pelo magistrado e divulgada na quarta-feira, 11, garante que o julgamento será realizado conforme o previsto.

Além de José Mário, também serão julgados o ex-militar Fredson José dos Santos e Edinaldo Estevão de Lima. O júri popular ocorrerá no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro, em Maceió, tendo como novidade o depoimento do delegado Daniel José Galvão Mayer, responsável pelo inquérito, que ocorrerá durante a sessão. Inicialmente, o depoimento de Mayer seria colhido na semana passada, mas o juiz decidiu ouvir o delegado diretamente no dia 19.

Isso porque a juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Rio Largo, em decisão do dia 16 de agosto, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), atendeu a um pedido de reconsideração feito pela defesa de Marcos Maurício Francisco dos Santos, réu no mesmo processo. A defesa alegou que o Ministério Público Estadual induziu o tribunal ao erro ao apresentar documentos do inquérito conduzido pelo delegado Mayer, o que teria prejudicado o andamento do caso.

A juíza Eliana reconheceu a validade dos argumentos da defesa e determinou a reintegração dos documentos que haviam sido retirados do processo. Ela também solicitou que a Corregedoria-Geral da Polícia Civil tome providências quanto à atuação do delegado Mayer, que assumiu a direção da Região Metropolitana de Alagoas, substituindo o delegado Lucimério Barros Campos na investigação do assassinato de Kleber Malaquias. Outros dois envolvidos no crime, Marcelo José Souza da Silva e Marcos Maurício Francisco dos Santos, ainda serão julgados. Um terceiro, Jefferson Roberto Serafim da Rocha, foi despronunciado pelo Tribunal de Justiça, mas o Ministério Público recorreu e nova decisão deve acontecer em breve.


Encontrou algum erro? Entre em contato