Conteúdo do impresso Edição 1284

ELEIÇÕES

Paulo Dantas procura transferir otimismo para Rafael Brito

Gestão do governador convive com boom de empregos, mas tem 4ª pior previsão de PIB
Por ODILON RIOS 21/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Assinatura das obras na BR-101
Assinatura das obras na BR-101

O governador Paulo Dantas (MDB) busca transferir o otimismo da administração para a campanha de Rafael Brito (MDB) à Prefeitura de Maceió. Ao mesmo tempo, lida com atrasos no pagamento dos precatórios do Fundef aos funcionários da rede estadual, gerando cobrança dos profissionais nas redes sociais; o início da safra da cana, puxando o aumento dos empregos; obras federais anunciadas esta semana para estradas, que estão a todo vapor; e a previsão do Banco do Brasil, que em suas resenhas mensais projeta que Alagoas terá crescimento do PIB de 1,8%, o 4º pior resultado do país e o pior do Nordeste.

Depositados desde o mês de março nas contas do Estado, o dinheiro dos precatórios do extinto Fundef – o fundo federal de educação – é aguardado com muita expectativa pelos trabalhadores da educação, mas ainda não há uma data definida para o pagamento. Rafael Brito foi secretário Estadual de Educação. O pagamento dos precatórios poderia agregar votos para a campanha, mas o governo não se entende. Previa pagar no início de agosto; logo após, no final daquele mês. Agora, as expectativas seguem para o final de setembro, dias antes do primeiro turno da votação.

Para este ano, estão previstos o pagamento de R$ 196,6 milhões como abono aos profissionais do magistério que comprovarem “efetivo exercício na educação básica estadual” entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006, e R$ 132,4 milhões para a construção de unidades de ensino, cujos processos estão bem mais adiantados no governo.


Encontrou algum erro? Entre em contato