Conteúdo do impresso Edição 1284

SIDERLANE

MP confronta versão de vereador sobre agressão a morador de rua

Novas imagens adicionadas à investigação foram enviadas à Câmara, Assembleia e OAB
Por BRUNO FERNANDES 21/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
Equipe do vereador informou que parlamentar impediu agressão contra uma mulher
Equipe do vereador informou que parlamentar impediu agressão contra uma mulher

Novas informações adicionadas esta semana à investigação sobre a agressão praticada pelo vereador de Maceió Siderlane Mendonça (PL) contra um morador de rua no Benedito Bentes, no último dia 10, confrontam a versão apresentada pelo parlamentar. Vídeos recentes, encaminhados pela promotora Alexandra Beurlen, da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, a diversas autoridades, mostram detalhes que questionam a justificativa do vereador que alegou ter defendido uma idosa ao aplicar um golpe de gravata no morador.

Os vídeos sugerem que o homem imobilizado pelo vereador tentava proteger uma idosa, que afirmou ter sido empurrada pelo segurança de Mendonça após seus pertences terem sido jogados no chão. “Eu fui em cima das minhas coisas, aí o segurança me empurrou”, relata a senhora em vídeo ao qual o EXTRA teve acesso. O homem que aparece nas imagens sendo segurado pelo parlamentar, segundo a idosa, teria tentado defendê-la.

As novas imagens foram enviadas a várias autoridades, como a Delegacia de Vulneráveis, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Maceió, ao procurador regional eleitoral Marcelo Jatobá Lôbo, à promotora eleitoral de Maceió Daniela Bandeira de Lima, à Comissão de Ética da Câmara e à Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas. As autoridades ainda não se manifestaram oficialmente.

O vereador, que é candidato à reeleição, afirmou em nota que agiu em legítima defesa de terceiros e que o homem estava “sob efeito de drogas” e teria agido de forma agressiva com a idosa. Ele também alegou que se identificou como policial militar da reserva antes de aplicar o golpe, mas que o homem resistiu e o agrediu com uma cotovelada. No entanto, as novas imagens apontam um contexto diferente, sugerindo que o homem não apresentava ameaça direta e que a agressão pode ter sido desproporcional.


Encontrou algum erro? Entre em contato