Conteúdo do impresso Edição 1284

GRUPO JL

Assembleia de credores da Massa Falida vai debater proposta de acordo da União

CNJ manda trocar juízes de correição extraordinária no processo falimentar
Por JOSÉ FERNANDO MARTINS 21/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

DICOM TJAL
CNJ diz não haver motivos para retirar juiz Helestron Costa do processo
CNJ diz não haver motivos para retirar juiz Helestron Costa do processo

A comissão de juízes da 1ª Vara de Coruripe que atua à frente do processo de falência das empresas do extinto Grupo João Lyra convocou as centenas de credores da Massa Falida da Laginha Agroindustrial – a holding que administrava as empresas – para que se posicionem sobre uma proposta de acordo apresentada pela União, principal credora no processo de falência com uma dívida total de R$ 2 bilhões.

A União propôs um deságio tributário de 62,1%, reduzindo a dívida para pouco mais de R$ 800 milhões. Se os credores chegarem a um entendimento sobre a proposta, há boas perspectivas para que os demais credores recebam seus créditos.

A assembleia geral está agendada para o dia 30 de outubro, com uma data alternativa para 7 de novembro, caso não haja quórum suficiente na primeira data. Além da análise da proposta de acordo, a assembleia também abordará diversas outras questões, incluindo a relação jurídica entre os ocupantes das terras da Usina Guaxuma e a massa falida, o plano de realização de ativos da massa falida e a ocupação irregular de terras da massa falida por movimentos sociais.

Também esta semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) comunicou ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) a confirmação da liminar que determinou o afastamento dos juízes Phillippe Melo Alcântara Falcão e Marcella Waleska Costa Pontes Garcia da correição extraordinária determinada pela Corregedoria-Geral de Justiça no processo de falência sobre os procedimentos adotados a partir de 2021.


Encontrou algum erro? Entre em contato