Conteúdo do impresso Edição 1286

ELEIÇÕES

Confira as projeções sobre prováveis eleitos para a Câmara de Maceió

Marcelo Bastos diz que das 27 cadeiras, PL deve ficar com 11 ou 12 lugares, MDB pode levar 4 ou 5 e PP deve ocupar 3 ou 4 vagas
Por MARIA SALÉSIA 05/10/2024 - 07:00

ACESSIBILIDADE

CORTESIA
Avaliação de Bastos é baseada em pesquisas e desempenho na campanha
Avaliação de Bastos é baseada em pesquisas e desempenho na campanha

O analista político Marcelo Bastos faz projeções dos prováveis eleitos para a disputa das eleições proporcionais de Maceió. Com expectativa de quociente eleitoral acima de 16 mil votos e aumento para 27 cadeiras na Casa de Mário Guimarães, o PL dispara na frente e poderá fazer 11 vereadores e, a depender do voto de legenda, chegar a 12. Quatro ou cinco vagas podem ficar com o MDB. O PP vem em seguida e deve ocupar três ou quatro lugares na Câmara de Maceió.

Bastos argumenta que realiza com sucesso o trabalho de projeção desde o pleito de 2012 e, neste de 2024, não será diferente. É que, segundo ele, as projeções são realizadas com base em pesquisas de consumo interno, desempenho de campanhas passadas dos candidatos, tamanho dos partidos e nas campanhas de rua e das redes sociais.

Assim, o MDB poderá eleger até cinco vereadores e os mais cotados da lista são: Zé Márcio Filho, Kelmann Vieira, Joãozinho, Fernando Holanda, Fátima Santiago e Allan Pierre. Já o PP deve fazer três e com a possibilidade de uma quarta vaga. Nomes mais cotados: Davi Davino, João Catunda, Olívia Tenório e Delegado Thiago Prado.

Nas projeções de Bastos, o Solidariedade faz um, e o nome mais cotado é o de Silvânia Barbosa. O PSB, por sua vez, tem possibilidade de fazer dois. Na sigla, os nomes mais cotados são os de Milton Ronalsa e Marcelo Maia.

O PDT faz um, e nesse caso seria Aldo Loureiro. O PSD também faz um, e a possibilidade é de o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se eleger vereador. O Podemos poderá eleger Samyr Malta.

A situação não está muito favorável para o Republicanos. O estudo aponta que o partido não vai atingir o quociente eleitoral e será muito difícil conquistar uma cadeira pelas sobras de vagas. Mas, caso isso venha a acontecer, Oliveira Lima é o mais cotado no partido.


Encontrou algum erro? Entre em contato