Conteúdo do impresso Edição 1288

JOGO DO PODER

Parceria Luciano & Célia dura 30 anos, mas família Nezinho cresce

Os dois se revezam, mas disputa pelo poder em Arapiraca guarda surpresas
Por ODILON RIOS 19/10/2024 - 05:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução/instagram
Célia Rocha foi figura presente na campanha pela reeleição de Luciano Barbosa
Célia Rocha foi figura presente na campanha pela reeleição de Luciano Barbosa

A reeleição de Luciano Barbosa traz de volta Célia Rocha ao cenário político-eleitoral arapiraquense, consolidando os quase 30 anos de uma parceria que, entre idas e vindas, está no comando da segunda cidade mais rica do estado, tratada como locomotiva do Agreste.

Idas e vindas porque Rogério Teófilo enfrentou Célia Rocha nas eleições de 2012 – e perdeu. Enfrentou novamente outro nome do grupo, Ricardo Nezinho, em 2016. Venceu Teófilo, que tinha como vice Fabiana Pessoa. Ela assumiu a gestão logo após a morte do prefeito, no mandato.

Fabiana assumiu este enfrentamento ao grupo Célia/Luciano. Nas eleições de 2024, foi para as urnas contra Barbosa. Venceu o atual prefeito, com 85,04% dos votos; Pessoa teve 14,02%.

Os Teófilo e os Pessoa, cada qual, tiveram um deputado federal. Rogério, eleito em 2002 até 2007; Severino, marido de Fabiana, de 2019 a 2023. Célia Rocha foi federal entre 2011 e 2015; Daniel Barbosa, filho de Luciano, venceu em 2022.Por enquanto, os Teófilo e os Pessoa lambem as feridas, mas prometem o retorno ao cenário político-eleitoral. Moacir Teófilo Neto, filho de Rogério, é superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável em Maceió.

Gravita neste universo Rodrigo Cunha, filho da deputada federal Ceci (assassinada em 1998). Rodrigo, hoje senador e futuro vice-prefeito de Maceió, está no grupo Célia/Luciano. Não se pode ignorar que os Nezinho vêm crescendo. E carregam expectativa de lançar um nome para a vaga de federal em 2026. Se isso acontecer, a base deste grupo racha.

Daniel Barbosa, filho de Luciano, vai disputar a reeleição. Rute Nezinho é vice de Luciano, mas na campanha o prefeito fez questão de mostrar afinidade com Célia Rocha. É um gesto público que pode ser interpretado como desconforto. Além disso – e contrariando as expectativas – o prefeito avisou que não será candidato a nada daqui a dois anos.


Encontrou algum erro? Entre em contato