POLÍTICA
Ida de Lobão para o MDB pega Solidariedade de surpresa
Filiação é resultado da dobradinha com Rafael Brito contra JHC nas eleições de 2024A filiação de Anivaldo Luiz da Silva, o Lobão, ao MDB é resultado da sua dobradinha com Rafael Brito nas eleições de 2024, quando ambos — mesmo em partidos diferentes — se uniram durante os debates para desafiar a reeleição de JHC, o agora prefeito reeleito de Maceió. Essa mudança de partido, no entanto, também almeja garantir a Lobão uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas em 2026, mesmo após os resultados abaixo das expectativas nas urnas em 2024.
A parceria com Rafael Brito foi uma estratégia clara para fortalecer a oposição à gestão de JHC. Durante a campanha de 2024, Lobão e Brito destacaram as ausências de JHC em debates e eventos importantes, o que gerou críticas sobre sua falta de compromisso com a cidade. Essa união buscou apresentar uma alternativa à reeleição do prefeito, com ênfase nas falhas da atual administração.
Como é sabido, o JHC (PL) foi reeleito recebendo 379.554 votos válidos contra 58.084 do segundo colocado, Rafael Brito (MDB), que foi a preferência de 12,74% dos eleitores. Lobão ficou em quarto lugar, com 8.576 votos. Lenilda Luna, da UP, ficou em terceiro, com 9.354 votos.
Além das críticas à postura de JHC, Lobão e Rafael Brito atacaram a forma como o prefeito utilizava recursos públicos, como o patrocínio de R$ 8 milhões à escola de samba Beija-Flor. Segundo os dois, o foco excessivo na imagem e no marketing do prefeito desconsiderava as necessidades urgentes da população, tornando-se uma das principais bandeiras de campanha de Lobão e seu aliado.
A saída intempestiva de Lobão do Solidariedade, no entanto, pegou alguns integrantes do partido de surpresa, já que a informação de bastidores é que o ex-candidato não conversou com a legenda sobre sua desfiliação e muito menos mostrava insatisfação com a sigla que o lançou no ano passado.