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Anvisa terá consulta pública para novas imagens de embalagens de cigarro

Consulta ficará disponível por 45 dias para receber opiniões do setor e da sociedade
Por Agência Estado 23/08/2024 - 04:30

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As novas diretrizes devem ser publicadas até novembro, um ano antes de sua entrada em vigor
As novas diretrizes devem ser publicadas até novembro, um ano antes de sua entrada em vigor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 22, a abertura de uma consulta pública para analisar propostas de novas imagens para embalagens de cigarro. A consulta será aberta após publicação no Diário Oficial da União e ficará disponível por 45 dias para receber opiniões do setor e da sociedade. As novas diretrizes devem ser publicadas até novembro, um ano antes de sua entrada em vigor.

A legislação estabelece que embalagens de cigarro e anúncios sobre esses produtos contenham imagens que alertem o consumidor a respeito dos riscos de uso, como a ocorrência de doenças e morte. De acordo com guias de implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Uso do Tabaco, da qual o Brasil é signatário, é preciso que essas advertências sejam constantemente atualizadas.

"O efeito novidade é importante, pois evidências científicas mostram que o impacto das advertências sanitárias tendem a diminuir ao longo do tempo de uso. A troca periódica de advertência e mensagens está associada com maior eficácia", explicou o relator do tema na Anvisa, diretor Daniel Pereira.

Dados da pesquisa Vigitel 2023, realizada pelo Ministério da Saúde, mostram que 9,3% das pessoas com 18 anos ou mais no País são fumantes. O índice é de 10,2% entre homens e 7,2% entre mulheres. Segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas), o tabagismo causa a morte de 8 milhões de pessoas por ano.

Propostas apresentadas pela Anvisa

A Anvisa realizou uma avaliação com fumantes e não fumantes e identificou que a cor amarela utilizada como cor de fundo de algumas embalagens de marcas específicas diminui o contraste das advertências.

"Também foi identificado que o uso de imagens tem um impacto considerável em manter a recordação dos participantes sobre as advertências", afirma o relatório apresentado pelo diretor.

A análise feita pela Anvisa para subsidiar as mudanças mostrou também que os fumantes reconhecem a importância da advertência nas embalagens e afirmam que essas informações fazem refletir sobre a necessidade de deixar de fumar.

O novo modelo inclui uma figura para indicar que o produto em questão é tóxico.

Outra mudança prevista é a inclusão de uma faixa na frente da embalagem, com um QR Code direcionado a conteúdos em áudio sobre a advertência. Segundo Pereira, a intenção é facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos alertas a respeito dos riscos do tabagismo.

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