REDE PÚBLICA
Saúde converte 6.500 leitos de UTI covid-19 para pacientes convencionais

O Ministério da Saúde, em acordo com conselhos da Saúde, decidiram converter 6.500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam sendo utilizados exclusivamente para pacientes com Covid-19, em leitos de UTI convencional.
A medida já vinha sendo debatida e defendida por Estados e Municípios para que houvesse melhor aproveitamento dos leitos já existentes, diante da redução de casos de internamentos graves por covid-19. Ainda não há divulgação sobre quantos leitos serão convertidos na rede pública de Alagoas.
A habilitação permanente de 6.500 leitos de UTI tipo II (adulto e/ou pediátrico), na Rede de Atenção à Saúde do País, será definida mediante deliberação das Comissões Intergestores Bipartite até o final de janeiro, passando a vigorar a partir de fevereiro/2022.
A partir de amanhã, 1º de janeiro, até o final do mês, o pagamento das diárias de custeio dos leitos remanescentes de UTI Covid-19 adulto e pediátricos serão pagos mediante apresentação de produção, nos valores atuais de R$ 1.600,00 a diária.