ECONOMIA
CPLA acompanha desenvolvimento da palma no Semiárido
Recurso forrageiro atende as expectativas de nutrição animal e apresenta boa adaptação à regiãoResistência à seca, boa palatabilidade, alta capacidade de adaptação ao meio ambiente, elevados índices de produção de biomassa e custos menores, além de ter um papel fundamental na dieta. Essas são algumas das características da palma forrageira, tornando a planta um dos melhores complementos para os rebanhos e fundamental para a estratégia da pecuária de regiões áridas e semiáridas do Nordeste.
Vislumbrando todas essas qualidades, pequenos produtores da da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) adotaram a Palma na alimentação de seus animais. Para acompanhar o desenvolvimento da forrageira na região, a cooperativa enviou um técnico de campo para realizar visitas a produtores do município de Jacaré dos Homens na última semana.
“Com o intuito de acompanhar o crescimento da palma e iniciar os planejamentos forrageiro anual, os agricultores prepararam a área do cultivo e com as recomendações técnicas plantaram as sementes de palma forrageira”, informou o técnico da Cooperativa, Robson Rodrigues, que visitou os produtores e realiza o acompanhamento do plantio de palma na região.
De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, os resultados do cultivo já são considerados positivos. “A palma contribui para a melhoria da alimentação do rebanho, principalmente em períodos de fortes estiagens. A CPLA tem auxiliado para melhorar o aproveitamento da forragens enquanto recursos sustentáveis”, disse Monteiro.
Publicidade