abastecimento
Técnicos da Conab visitam lavouras de arroz em Alagoas para avaliar safra
Equipe percorrerá áreas do Baixo São Francisco, onde o cultivo é predominante
Nesta segunda-feira, 18, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão a campo no município alagoano de Porto Real do Colégio, além de Igreja Nova e Penedo, para avaliar propriedades produtoras de arroz. As ações fazem parte do Programa Arroz da Gente, iniciativa do Governo Federal com foco na agricultura familiar e em comunidades tradicionais.
Segundo o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu José Rego, “a participação da sociedade civil é fundamental para o sucesso do Programa. E o Arroz da Gente integra as ações que têm como objetivo garantir o abastecimento alimentar, contribuindo para que os brasileiros e as brasileiras se alimentem adequadamente”.
A iniciativa faz parte de uma estratégia que envolve diagnósticos territoriais detalhados, com o propósito de identificar os desafios dos produtores locais e de ajustar as políticas públicas de apoio às suas necessidades.
O Programa Arroz da Gente integra os planos Brasil Sem Fome e Nacional de Abastecimento Alimentar, com o propósito de garantir segurança alimentar, valorizar sistemas agrícolas tradicionais e promover a biodiversidade. Sua primeira fase contempla um investimento de R$ 17 milhões, destinados a assessoramento técnico, aquisição de colheitadeiras de pequeno porte, tablets com software de monitoramento e a elaboração dos diagnósticos territoriais.
O impacto esperado é significativo: a meta é beneficiar cerca de 5 mil famílias em 250 comunidades, localizadas em 39 territórios de 17 estados, abrangendo 160 municípios. A ambição é expandir a produção de arroz de 5 mil para 50 mil toneladas por ano, alcançando cerca de 2 milhões de consumidores.