JUSTIÇA
STJ decide hoje ação da Globo para encerrar contrato com TV Gazeta
Análise ocorre na 3ª Turma do STJ, sob relatoria do ministro Ricardo Villas Bôas CuevaO Superior Tribunal de Justiça julga nesta terça-feira, 19, o recurso da Rede Globo contra decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas que prorrogou por cinco anos o contrato com a TV Gazeta, empresa da Organização Arnon de Mello, do ex-presidente Fernando Collor.
A análise ocorre na 3ª Turma do STJ, sob relatoria do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. A sessão está prevista para as 14h, quando o relator apresenta o voto, seguido das manifestações dos demais integrantes da turma.
A Globo sustenta que a decisão do TJAL fere a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e a Lei nº 13.874/2019, que trata da livre iniciativa. O relator já havia considerado esses dois argumentos pertinentes. A parceria entre Globo e TV Gazeta existe desde 1975.
No processo, a emissora aponta oito violações legais, entre elas a alegação de que o juiz da 10ª Vara Cível de Maceió, responsável pela recuperação judicial das empresas de Collor, não teria competência para obrigar a renovação contratual. A defesa da OAM diz que sem a Globo a empresa iria à falência.
A 3ª Turma é composta pelas ministras Daniela Teixeira e Nancy Andrighi e pelos ministros Moura Ribeiro, Humberto Martins e Villas Bôas Cueva. Há expectativa de que Humberto Martins se declare suspeito para participar do julgamento devido à ligação com Collor.