EDUCAÇÃO
Penedo abre inscrições para cursos do Pronatec no Ifal
A Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Cultura de Penedo abriu inscrições para dois cursos do Pronatec- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego , que serão oferecidos no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no período noturno, a partir do dia 30, com término em março do próximo ano, para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, tendo como escolaridade mínima exigida o ensino médio incompleto, ou estar cursando. A data de inscrição vai até o próximo dia 14.
Os participantes ainda terão um auxilio por dia de aula no valor de R$ 50 reais, para custeio de transporte, alimentação, entre outras despesas. Serão três dias na semana para o curso de Auxiliar de Conservação de Acervos, que tem carga horaria de 240 horas e dois dias de aula na semana, para o curso de Assistente de produção Cultural, que possui carga horaria de 192 horas, ambos contendo 50 vagas.
De acordo com Cleyton Porfírio, Coordenador da Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, os cursos são voltados para Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; Trabalhadores, agricultores familiares, pescadores; Beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência; estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, entre outros.
Dessa forma os cursos tem como objetivo promover aos alunos a oportunidade de formação profissional numa perspectiva cidadã, criando condições para uma melhor inserção no mundo do trabalho, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de torna-los proficientes no campo especifico de atuação.
O curso de Assistente de Produção Cultural irá promover a formação do aluno para essa profissão, cujo foco é auxiliar na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos de música, dança e teatro, a partir da apropriação de conhecimentos da linguagem artística, produção artística e de gestão organizacional.
Já o curso de Auxiliar de Conservação de Acervos, tem como meta qualificar os alunos a exercer essa função, favorecendo a melhoria na prestação de serviços na área de conservação preventiva de acervos bibliográficos, arquivos de vídeo, música, entre outros.