Perigo
Infecção hospitalar mata mais do que AVC e infarto
Basta uma pessoa não lavar as mãos para expor o paciente ao perigoA infecção hospitalar é um dos maiores temores dos pacientes que precisam se submeter a um procedimento ambulatorial ou a uma internação prolongada em uma unidade de saúde, seja pública ou particular.
O medo tem sua razão de ser e encontra amparo nas estatísticas assustadoras sobre o assunto. Mais da metade dos pacientes com sepse vai a óbito nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do país.
A falta de medidas de prevenção, como o simples ato de lavar as mãos, por parte das unidades hospitalares pode ser um dos principais motivos pela morte de mais de 230 mil pessoas por ano.
Mais de 55,7% dos pacientes internados por conta da infecção generalizada acabam morrendo. A morte por infecção generalizada é mais comum do que os óbitos causados por acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. É comum, mas não deveria ser assim. Em sua maioria, as infecções hospitalares são evitáveis com simples hábitos de higiene e cuidado no trato com o paciente.
Leia mais no jornal EXTRA nas bancas!