RIO SÃO FRANCISCO
Índios organizam protesto contra água poluída em Penedo
A comunidade indígena Kariri-xocó, de Porto Real do Colégio, anunciou na segunda, 15, em Maceió, que irá mobilizar pelo menos duzentos indígenas para cobrar da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), em Penedo, o cumprimento de acordo firmado entre o Natal e o final do ano passado.
Segundo o acordo, a companhia faria a cessão de uma máquina retroescavadeira para melhorar emergencialmente as condições de potabilidade da água que está sendo precariamente captada em desvio marginal do Rio São Francisco para atendimento de mais de 4.000 pessoas cuja saúde já está sendo comprometida há semanas pela baixíssima qualidade da água captada.
Os representantes da comunidade indígena estiveram no escritório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em Maceió, acompanhando, a convite do Comitê, a videoconferência semanal que a Agência Nacional de Águas (ANA) promove para gerenciar a crise hídrica na bacia.
O representante da Codevasf em Brasília, Carlos Pinheira, comprometeu-se a investigar o assunto e solucionar o impasse. Já o cacique Carlos Suíra sugeriu que, se novas dificuldades forem apresentadas pela representação da companhia em Penedo, Alagoas, que se procure a representação da Codevasf de Propriá, em Sergipe, que teria se colocado à disposição para socorrer os Kariri-Xocó que, na expressão do seu cacique “está bebendo lama há muitos dias”.