RIO SÃO FRANCISCO

Chesf alerta para risco de inundações em municípios ribeirinhos

Chuvas na cabeceira do São Francisco, em Minas, devem elevar vazão de Xingó
Por Tâmara Albuquerque 06/12/2018 - 22:32
A- A+
Inundação em município do Baixo São Francisco, em Alagoas, em 2017 - Foto: Divulgação
Inundação em município do Baixo São Francisco, em Alagoas, em 2017 - Foto: Divulgação

As chuvas intensas que caem desde o final de novembro na região de Minas Gerais, elevando o nível das águas nas cabeceiras do Rio São Francisco, fizeram soar o alerta para risco de inundações e alagamentos nos municípios ribeirinhos de Alagoas.

 Um plano de contingência está sendo elaborado pela Defesa Civil Estadual e parceiros, definindo medidas preventivas e de socorro que podem ser adotadas, caso alguma calamidade seja registrada.

A vazão nas barragens de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, deve ser aumentada e a liberação de maior volume de água pode provocar inundação na região do Baixo São Francisco, segundo comunicado da Companhia Hidrelétrica, a Chesf.

 O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Moisés Melo, informa que a Companhia alertou para o início do período úmido da Bacia Hidrográfica do rio. “Entramos em contato com os órgãos ambientais, as defesas civis dos municípios, entre outros, para conscientizarem e retirarem as pessoas que moram em áreas de risco. Estamos convocando esses órgãos para um trabalho conjunto, caso ocorra uma calamidade na região do Baixo São Francisco”, informa.

A população também deve ficar atenta ao volume das águas que, segundo o tenente-coronel, subirá gradativamente à medida que for liberada dos reservatórios das usinas hidrelétricas. O trabalho de prevenção e conscientização nessas áreas de risco já teria sido iniciado.  No ano passado, a região do Baixo São Francisco conviveu com inundações que deixaram centenas de desabrigados.


Encontrou algum erro? Entre em contato