CONCURSOS PÚBLICOS

Renan define cronograma de concursos para oito áreas em Alagoas

Por Redação 01/12/2020 - 08:13
A- A+
Agência Alagoas
Renan Filho faz reunião para ajustar cronograma de concursos
Renan Filho faz reunião para ajustar cronograma de concursos

O governador Renan Filho reúne o secretariado nesta terça-feira, 1º de dezembro, para ajustar o cronograma de concursos públicos para 2021 e 2022, segundo anunciou nas redes sociais. O governador confirmou a abertura de vagas para a Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Penal, Perícia Oficial, Educação, Saúde e Procuradoria do Estado.

Nas últimas duas semana o governador tem prometido concursos em sua gestão. Recentemente, ele negou a realização de uma seleção para temporários na Polícia Militar, confirmando que haverá abertura de vagas efetivas em concurso para ser realizada ainda em 2021.


Nesta segunda, 30, o governador voltou a confirmar esses editais, mas anunciou mais três seleções, totalizando oito nos próximos dois anos. O concurso anunciado para preenchimento de vagas na Polícia Militar em 2019 seria para 500 vagas de soldado, mas não aconteceu. Na PM, a carreira exige nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. A corporação ainda pede altura mínima de 1,65m (sexo masculino) ou 1,60m (sexo feminino).

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas não realiza novos concursos para procuradores há 11 anos. Durante esse tempo, cresceu o volume de demandas ao passo que o número de cargos vagos também aumentou. Em outubro, a Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE AL) apontou essa carência de pessoal , em nota.  "A Procuradoria Geral do Estado atua com um volume enorme e crescente de demandas, administrativas e judiciais, e precisa de condições e estrutura de trabalho para o desenvolvimento de suas funções tão essenciais à preservação do estado democrático de direito e à defesa do patrimônio público", disse a Associação.

Existem 37 cargos vagos de procuradores de Estado. O que indica 30% do efetivo da carreira. Há também um grande número de licenças médicas na instituição, o que traz impactos na carga de trabalho dos membros em atividade. Para a Associação de Procuradores do Estado, estruturar a PGE AL não é uma despesa e sim um investimento. A carreira exige o nível superior em Direito e registro como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial dos procuradores é de R$30.404,42.

Saúde

Com a inauguração de novos hospitais, o concurso para Secretaria de Saúde do Alagoas (Sesau AL) é uma necessidade do atual governo. Segundo Renan Filho, os edital estava previsto para este ano, mas será publicado em 2021 devido à pandemia. Ao todo, cerca de 800 vagas estão previstas. O número de oportunidades foi divulgado pelo governador, em setembro de 2019.

O objetivo é preencher o quadro de profissionais dos novos hospitais, como o Hospital da Mulher e mais outras quatro unidades.
"Na saúde pública, vamos fazer sim novos concursos. Eventualmente, vamos abrir concurso para suprir os profissionais que já estão saindo da rede ou para atender aos novos hospitais", disse o governador na época.




Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato