PESQUISA DA FGV

Alagoas foi o estado menos afetado no mercado de trabalho na pandemia

Rio de Janeiro foi o estado que sofreu mais impacto
Por Bruno Fernandes 05/07/2021 - 16:29
Atualização: 05/07/2021 - 16:50
A- A+
Divulgação
Estudo foi realizado a partir do processamento de microdados  da Pnadc
Estudo foi realizado a partir do processamento de microdados da Pnadc

Alagoas foi o estado que menos sofreu impacto no item ocupação no mercado de trabalho no primeiro ano da pandemia, de acordo com estudo do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas divulgado nesta segunda-feira, 5.

De acordo com a pesquisa, que leva em consideração números obtidos entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, Alagoas teve uma queda de apenas 1,2% no índice.

Ao contrário de Alagoas, o Rio de Janeiro foi o estado que sofreu mais impacto. A unidade da federação possuía índice de 44,2% e no quarto trimestre de 2020 passou para 37,89%

O estudo foi realizado a partir do processamento de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnadc), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o diretor da FGV, ainda que algumas pessoas tenham se incomodado com o fato de ficar trabalhando de casa por um período tão longo em consequência do isolamento, de positivo é que não precisaram se deslocar e houve ganho de eficiência. Além disso, conseguiram manter a vaga, o que não foi possível para a parcela de trabalhadores informais.

Com a notícia de que a vacinação está chegando, a gente vai ver o efeito inverso daqui para frente", explicou o diretor do FGV Social e coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, em entrevista à Agência Brasil.

Publicidade

Continua após a publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato