SECA
Governo federal reconhece situação de emergência em 38 municípios do Sertão de Alagoas
O governo federal reconheceu nesta quarta-feira, 25, a Situação de Emergência nos 38 municípios do Sertão de Alagoas, informou o Coordenador Estadual de Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo.
Segundo o coordenador, a medida será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e a medida é de fundamental para que a Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro, continue levando água potável para mais de 400 mil alagoanos.
Caso não fosse reconhecida, haveria risco de suspensão da Operação Carro-Pipa, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, que leva água para municípios sem rede de abastecimento e que estejam totalmente sem água nas cisternas.
relacionadas_esquerdaA situação poderia agravar a seca enfrentada em áreas rurais do semiárido brasileiro onde mananciais e cisternas já não têm água em agosto, antes mesmo do pior período de estiagem. Nesses locais, se o carro-pipa não chega, não há água para situações básicas para a sobrevivência humana, como consumo. Esses municípios reúnem cerca de 2 milhões de brasileros (1,8 milhão de pessoas foram atendidas em julho).
De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), Alagoas possui 57,6% do território em região de seca, o que compreende uma área de 15.997 km². Segundo o monitor, em julho deste ano, em comparação a junho, as áreas com seca tiveram aumento em seis das 21 unidades da federação: Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Outros 14 estados não tiveram variação da área com seca (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins), enquanto o Distrito Federal permanece sem registrar o fenômeno desde fevereiro.
Publicidade
Continua após a publicidade