EM AGOSTO

Samu registra queda de 60% em socorro às vítimas de covid-19 em Alagoas

Por Tamara Albuquerque com Sesau/AL 21/09/2021 - 09:45
A- A+
Sesau
Samu atendeu 238 ocorrências de Covid-19, o que representa uma redução superior a 60% em relação ao mês anterior
Samu atendeu 238 ocorrências de Covid-19, o que representa uma redução superior a 60% em relação ao mês anterior

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas  registrou pelo terceiro mês consecutivo uma queda nas chamadas de socorro para pacientes com covid-19. Em agosto, a redução chegou a 60% em relação a julho. Foram atendidas 238 pacientes com sintomas e queixas da doença. Em julho, as chamadas somaram 611 casos.

Acidentes no trânsito são o maior motivo para solicitação ao socorro do Samu. Em agosto, as equipes do serviço atenderam 635 casos. Outros tipos de ocorrências mais comuns recebidas foram mal estar, 300 casos; queda, 270; pacientes psiquiátricos em surto 227; desmaio, 166; e convulsão, 160.

O total de casos de socorro às vítimas chegaram a 5.545, sendo destes 3.980 ocorrências atendidas e outras 1.565 orientações por telefone. As cidades de Maceió e Arapiraca foram as que mais receberam o atendimento móvel pré-hospitalar, com 40% e 19,5%, respectivamente. O Serviço Aeromédico foi utilizado 12 vezes e, de acordo com a médica supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, o serviço de socorro aéreo agiliza ainda mais o atendimento aos pacientes.

“O tempo de resposta é um fator muito decisivo para o sucesso do salvamento. Nossas equipes estão sempre trabalhando para acelerar o resgate e o encaminhamento para a unidade de saúde adequada”, informa a supervisora.

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. O serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos e casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de pacientes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.


Encontrou algum erro? Entre em contato