EDUCAÇÃO
350 mil estudantes alagoanos participam das provas da OBMEP

Trezentos e cinquenta mil estudantes de Alagoas de 840 unidades de ensino das redes pública e privada participaram, nesta terça-feira, 7, da primeira fase das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de alunos de 54 mil escolas se fizeram presentes nas provas da competição, cujo intuito é estimular o estudo da matemática, descobrir talentos da área e promover a inclusão social por meio da concessão de bolsas de iniciação científica aos medalhistas.
No estado, a olimpíada teve adesão dos 102 municípios alagoanos. Das 840 escolas participantes, 494 são das redes municipais, 278 da rede estadual, 72 da rede privada e 16 são campi do Ifal. As unidades terão até o dia 20 para o envio dos cartões-resposta. Os classificados para a segunda fase serão divulgados em 2 de agosto e as provas ocorrem em 8 de outubro.
“Além de contribuir para o fortalecimento do ensino da matemática em nossas escolas, a olimpíada também fomenta a iniciação científica e a inclusão social ao conceder bolsas de estudo aos alunos medalhistas. Por isso, é muito importante que nossas escolas estimulem todos os seus alunos a participarem das provas”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, lembra que a OBMEP não só descobre talentos, mas cumpre um importante papel formativo tanto de alunos como de professores.
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a OBMEP também conta com o apoio de secretarias municipais e estaduais de Educação.
Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
EDIÇÃO 2021
Na edição 2021, Alagoas teve o melhor desempenho da sua história na olimpíada: foram 108 medalhas – 6 ouros, 22 pratas e 80 bronzes – e 837 Menções Honrosas conquistadas por alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares.
Esta foi a maior premiação já registrada pelo estado nas dezesseis edições da competição. Além disso, Alagoas, pela primeira vez, obteve 6 ouros, dentre os quais o da primeira estudante do sexo feminino a ter a premiação máxima da OBMEP – Gabriela Souza, pela Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios – e do primeiro bimedalhista de ouro da rede estadual – João Vitor Silva dos Santos, pela Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió.