MACEIÓ

Prefeitura não avança em proposta e servidores da educação mantêm greve

Por Tamara Albuquerque 16/08/2022 - 17:19
Atualização: 16/08/2022 - 17:33
A- A+
Sinteal/AL
Servidores mantêm greve na rede municipal de educação de Maceió
Servidores mantêm greve na rede municipal de educação de Maceió

Os trabalhadores da rede municipal de educação de Maceió vão continuar em greve. O movimento foi iniciado no início de junho. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Sinteal nesta desta terça-feira (16) depois que a Prefeitura de Maceió confirmou a proposta de  reajuste salarial de 8% (6% + 2% posteriormente) que havia sido rejeitada em assembleia anterior.

A presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia, pediu autorização à plenária para a direção do sindicato levar uma contraproposta para a mesa de negociação, com um valor que chegue aos dois dígitos mesmo que sem o retroativo. Em votação, a assembleia autorizou a proposta por ampla maioria. pelo menos 90 escolas da rede municipal estão com atividades suspensas por causa da greve. A falta de consenso entre poder público e categoria prejudica alunos não só no aprendizado. Sem a escola, crianças ficam nas ruas expostas e deixam de se alimentar com a merenda, muitas vezes a única refeição que dispunham.

Outro ponto importante que foi colocado em assembleia foi a questão dos funcionários e funcionárias da educação. A vice-presidente Célia Capistrano esclareceu boatos de que parte dos servidores não receberiam o reajuste salarial. “Está tendo muita falação sobre os profissionais da educação, gente mal intencionada dizendo que eles não terão direito, que será só para os professores… Isso não existe! Estamos todos juntos, e o reajuste que tiver para um, vai ter para todos, seja merendeira, auxiliar de sala, administrativos em geral”.

Uma nova assembleia ficou marcada para as 14h desta quarta-feira (17). “Continuamos em greve. Temos agora uma autorização para ir à mesa mais uma vez conversar com a prefeitura, mas se continuar como está vamos manter a luta”, afirmou a direção.


Encontrou algum erro? Entre em contato