TRÂNSITO

SMTT reduz em mais de 40% irregularidades no transporte público de Maceió

Dado é de análise do comparativo dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 e 2023
Por Assessoria 20/03/2023 - 14:42

ACESSIBILIDADE

Evinho Silva/Ascom SMTT
Fiscalização garante qualidades nos coletivos do transporte público
Fiscalização garante qualidades nos coletivos do transporte público

OS fiscais de transportes atuam diariamente na inspeção dos ônibus que operam no deslocamento da população maceioense. Além do trabalho desempenhado pelos agentes de fiscalização, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió também adotou outras medidas que proporcionaram redução de 40,6% no número de infrações registradas. Em uma análise do comparativo dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 e 2023.

Das 160 infrações contabilizadas pelos fiscais durante os meses de 2022, as cinco principais estão relacionadas aos atrasos de viagens (47); não cumprimento de viagens programadas (23); portas de embarque e desembarque com problemas (14); elevadores com defeitos (11) e bancos em más condições (10).

Já no mesmo período em 2023, além da redução nos números de irregularidades, algumas das principais infrações registradas também mudaram. Entre elas estão: não realizar viagens programadas (34); elevadores com defeitos (18); atrasos de viagens (13); equipamentos relacionados as campainhas como cordas, sinais sonoros ou luminosos (7) e assoalho em más condições (3).

Jorge Francelino utiliza o transporte público para ir às consultas médicas, realizar exames e resolver pendências particulares. Por possuir mobilidade reduzida, ele relata as dificuldades que enfrenta e a importância do bom funcionamento dos ônibus para garantir acessibilidade no deslocamento.

"Eu dependo do transporte público para sair de casa, então é muito importante quando tudo está operando certinho no ônibus, inclusive os elevadores e os botões de parada, pois consigo chegar onde eu preciso. A gentileza do motorista também é fundamental, já que são eles que auxiliam no embarque e desembarque", relatou Jorge.

O órgão também monitora a qualidade ofertada nos ônibus coletivos aos maceioenses, através dos indicadores de qualidade do Plano de Metas.

Por ele, é possível coletar dados de confiabilidade, através dos atributos de cumprimento de viagens e pontualidade das partidas; de segurança, pela vistoria veicular, aplicação de penalidades e manutenção preventiva; e de interação, que conta com a participação direta do usuário, onde é contabilizada a quantidade de reclamações dos usuários, possibilitando um levantamento do que é ou não cumprido pelas empresas.

Os veículos que não são aprovados nas vistorias diárias realizadas pelos agentes, são lacrados e impedidos de transitar, até que os problemas detectados sejam solucionados. A empresa também recebe uma autuação por cada irregularidade encontrada e o acúmulo dessas infrações podem acarretar na extinção do contrato com a concessionária.


Encontrou algum erro? Entre em contato