TRANSPLANTE
Alagoano espera coração no mesmo hospital de Faustão
José Higino da Silva iniciou na fila de transplante de coração em Alagoas em marçoJosé Higino da Silva, 40, de Alagoas, aguarda doação de coração no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Transferido na quarta-feira, 23, José está na fila prioritária de transplantes, situação compartilhada com Fausto Silva, ambos beneficiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A história foi revelada nesta sexta-feira, 25, pelo portal UOL.
Desempregado devido a problemas cardíacos e sem plano de saúde, José conta com apoio do SUS, que gerencia a lista de doação de órgãos no país, para cobrir custos da internação e do procedimento cirúrgico em hospital de referência nacional.
José iniciou na fila de transplante de coração em Alagoas em março, após nove anos com insuficiência cardíaca. Seis internações e uma complicação recente o levaram à lista prioritária, reservada para pacientes que não podem esperar muito por um órgão vital.
No Albert Einstein, ele está na UTI, passando por exames. José foi transportado por equipe médica em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) de AL para SP há dois dias.
Antes vendedor e mototaxista em Maceió, José está afastado devido à doença, recebendo apenas benefício do INSS.
A oportunidade de tratamento no Albert Einstein foi viabilizada pelo Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde), programa do Ministério da Saúde que cobre esse tipo de procedimento em hospitais referência no Brasil para transplantes, frequentados por pacientes comuns e personalidades famosas do país.
Publicidade