EFLUENTES NO MAR
IMA autua Prefeitura de Maragogi e Verde Ambiental por lançamento de esgoto
Equipes do instituto coletaram amostras com resultados esperados em sete dias úteis
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou, nesta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Maragogi e a empresa Verde Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, por lançamento de efluentes em faixa de praia.
A autuação ocorreu após denúncia comprovada por vídeos, resultando em multas de R$ 250 mil para cada entidade.
Na terça-feira, 7, equipes do IMA-AL estiveram em Maragogi para investigar a denúncia após uma grande quantidade de esgoto e lixo chegar ao mar de Maragogi, chocando banhistas e comerciantes.
Foi identificada uma conexão irregular entre a rede de efluentes operada pela Verde Ambiental e a galeria de águas pluviais, sob responsabilidade da Prefeitura
Conforme o IMA, esse problema culminou no despejo de efluentes na faixa de areia da praia. Coletas para análise do efluente foram feitas, com resultados esperados em sete dias úteis.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Maragogi confirmou que a empresa Verde Alagoas, responsável pelo saneamento básico da região, já recebeu o Auto de Infração emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela foi multada em R$ 500 mil. O Município também destacou que trabalha para minimizar os danos na praia. "Cientes da gravidade, nossa equipe já está em ação para minimizar os impactos causados, realizando a limpeza dos resíduos sólidos".
O que diz a Verde Alagoas
A empresa emitiu nota à imprensa nesta tarde e disse que o problema foi causado pela interligação de redes pluviais na rede de esgoto e por ligações irregulares nas residências próximas da praia. Ela destacou que os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização de irregularidades no sistema de drenagem.
Publicidade
Continua após a publicidade