CRIME AMBIENTAL
Maragogi: Verde Alagoas é multada em R$ 500 mil por jogar esgoto em praia
Município descobriu que empresa usava um desvio para jogar resíduos na rede pluvial
A empresa Verde Alagoas foi multada em R$ 500 mil pelo derramamento de esgoto numa praia de Maragogi. Nesta terça-feira,7, a população e turistas ficaram indignados ao testemunharem o esgoto in natura invadindo o mar, nas imediações do Largo do Carvão, um dos pontos frequentados por banhistas.
O crime ambiental foi descoberto e, segundo o Município, a empresa responsável pelo saneamento básico na cidade, estava despejando o esgoto na rede de água pluvial através de um desvio. A fiscalização também identificou que a estação de tratamento de esgoto estava desligada no momento em que ocorreu o derrame criminoso.
O Município denunciou que a prestação de serviço na cidade pela Verde Alagoas é de péssima qualidade.
Desde as primeiras horas da manhã o vídeo que mostra o crime ambiental circula nas redes sociais. As pessoas ficam impressionadas com o volume de esgoto que corre em direção ao mar, deixando parte das águas escuras e com um péssimo odor.
Agora à tarde a VErde Alagoas divulgou nota sobre o evento. Acompanhe:
A concessionária Verde Alagoas esclarece que o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região. Diante do crescimento desordenado e do uso irregular, ligações clandestinas podem descartar esgotos não tratados nas galerias pluviais, que em dias de fortes chuvas, fazem com que estes resíduos sejam direcionados ao mar.
De acordo com a legislação, os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções. A Verde Alagoas reforça que o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação. A empresa também atua diariamente para que a infraestrutura de saneamento, nos municípios atendidos, esteja em conformidade com os padrões de qualidade e sustentabilidade.
Publicidade
Continua após a publicidade