ALERTA!

Alagoas registra este ano quase 10 mil casos de acidentes com escorpiões

Altas temperaturas, pancadas de chuvas e locais escuros favorecem à reprodução do artrópode
Por Tamara Albuquerque com assessoria 22/11/2023 - 10:12
Atualização: 22/11/2023 - 10:39

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Escorpião Tityus stigmurus, chamado de amarelo, é o mais comum em Alagoas
Escorpião Tityus stigmurus, chamado de amarelo, é o mais comum em Alagoas

Acidentes com picadas de escorpiões podem ser evitados. Entretanto, de janeiro a outubro deste ano, 9.709 pessoas em Alagoas buscaram atendimento após serem vitimadas por esse animal artrópode invertebrado. Felizmente, não há registro de mortes nesses casos, como ocorreu no ano passado, quando uma pessoa não resistiu ao veneno do escorpião, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), vinculados ao Ministério da Saúde (MS).

Em 2022 foram notificados 11.660 casos de picadas de escorpião no estado. O aumento da temperatura neste período do ano, especialmente agora com o fenômeno El Niño, a tendência é aumentar os acidentes com escorpiões. O animal gosta do clima úmido e quente e ambientes escuros para reprodução.

A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos e pequenos animais ou filhotes (aranhas, grilos, pássaros, roedores), sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões. Mostra que medidas simples podem ser adotadas por todos e que são especialmente importantes para crianças e idosos, mais vulneráveis a essas ocorrências.

Os escorpiões preferem ambientes escuros e úmidos, como quintais, jardins, ralos e caixas de esgoto. Por isso, é importante manter esses locais limpos e livres de entulhos, folhas secas e lixo. Também é importante vedar ralos e caixas de esgoto e colocar soleiras nas portas.

Além disso, as pessoas devem vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los e manter berços e camas afastados das paredes. Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, preferencialmente botas, conforme orienta a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), enfermeira Waldinéia Maria da Silva.

“Adotando estes cuidados, as chances de sofrer um acidente com escorpião reduzem drasticamente, principalmente no tocante aos grupos considerados mais vulneráveis, como trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem um período maior dentro de casa ou em quintais, onde os escorpiões podem estar alojados”, ressaltou.

Em Alagoas, segundo a Sesau, o tipo de escorpião predominante é o T. serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), considerado pouco perigoso em relação a outras espécies, mas que também causa preocupação, principalmente se o acidente envolver crianças e idosos.

O que fazer em caso de acidentes


A primeira providência a ser tomada em caso de acidente é procurar uma unidade de saúde de referência mais próxima. “Caso seja possível, é importante capturar o escorpião e levá-lo até o posto de saúde para que ele seja identificado e o profissional de saúde possa adotar o tipo de tratamento correto”, destacou Waldinéia Maria da Silva, ao salientar que uma foto do animal já ajuda na sua identificação.

Ela enfatiza que a grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, pelos em pé e sudorese, cujo tratamento é sintomático.

“Crianças menores de sete anos de idade apresentam maior risco de terem sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado. Mas não é em todo caso que o soro é indicado e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação e encaminhar o paciente para tomar o soro antiescorpiônico”.

Publicidade

Continua após a publicidade


O soro antiescorpiônico em Alagoas está disponível nas seguintes unidades de saúde:

Maceió


UPA Galba Novaes

UPA Jacintinho

Hospital escola Dr. Hélvio Auto

Arapiraca


Hospital de Emergência do Agreste

Coruripe


UPA Coruripe

Delmiro Gouveia


Hospital Regional do Alto Sertão

Santana do Ipanema


Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues De Melo

União dos Palmares


Hospital Regional da Mata

Palmeira dos Índios


UPA Palmeira

Piranhas


Unidade Mista de Saúde Senador Afonso de Farias Melo

Penedo


UPA Penedo

Pão de Açúcar


Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves

Maragogi


UPA Maragogi


Encontrou algum erro? Entre em contato