APENAS EM ALERTA

Defesa Civil reduz nível de 'alerta máximo' para operação que monitora mina da Braskem

Órgão decide alteração com base em dados que mostram deslocamento de terra menos intenso
Por Tamara Albuquerque 05/12/2023 - 14:17
Atualização: 05/12/2023 - 16:32

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Reunião técnica sobre situação da mina 18 da Braskem em risco de colapso
Reunião técnica sobre situação da mina 18 da Braskem em risco de colapso

O alerta máximo deflagrado pela Defesa civil de Maceió em função da ameaça de colapso iminente da mina nº 18 da Braskem foi amenizado no início desta tarde, 5, pela Defesa Civil de Maceió. Em nota, o órgão informa que neste momento o nível operacional deixa de ser "alerta máximo" para ser apenas de "alerta". A alteração ocorreu com base em novos dados dos equipamentos que mostram deslocamento [de terra] menos intenso na mina.

O deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,86m e a velocidade vertical é de 0,27 cm por hora, apresentando um movimento de 6,2 cm nas últimas 24h. A velocidade vertical já foi de até 5 cm por hora às 23h53 no dia 29, lembra a Defesa civil.

O coordenador da Defesa Civil, Aberlardo Nobre, explicou que esta mudança nível significa que o risco de colapso da mina de número 18 passou de risco iminente para potencial. Assim sendo, há uma possibilidade menor de desmoronamento.

A nota do órgão lembra que, por precaução, a recomendação é de a população não deve transitar na área desocupada [evacuada] até uma nova atualização do cenário pela Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.


Encontrou algum erro? Entre em contato