NECESSIDADE
MP quer uso de câmera corporal após morte de homem em shopping
Polícia Militar de Alagoas, em nota, lamentou a morte de José Bernardo Correia
Por Redação
26/01/2024 - 16:31
Assessoria
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) está acompanhando as investigações em torno da morte de José Bernardo Correia, de 45 anos, ocorrida na tarde da última quinta-feira, 25, após um possível surto psicótico no Maceió Shopping, parte baixa da cidade. Em entrevista ao Fique Alerta, o promotor de justiça Magno Alexandre Moura reforçou a necessidade da implementação de câmeras corporais e armas não letais pela Polícia Militar em situações semelhantes.
Magno Alexandre informou que tanto o Ministério Público Estadual quanto o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos já recomendaram e realizaram um estudo técnico sobre o assunto, inclusive visitando outras unidades da federação. "Demonstrando o quanto isso só ganha a população e a própria corporação, da transparência dos atos que são praticados para manter a ordem pública e resguardar o patrimônio e as vidas das pessoas", complementou.
A Polícia Civil instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias da morte de José Bernardo Correia. Além das intimações, a polícia já solicitou imagens do circuito de segurança do shopping. Seguranças que participaram da abordagem serão ouvidos na próxima segunda-feira (29).
Em relação ao caso, o promotor ressaltou a importância das câmeras corporais para esclarecer rapidamente e de forma transparente o ocorrido. Ele enfatizou que isso é fundamental tanto para o policial quanto para os familiares da vítima e a sociedade, para demonstrar a necessidade das técnicas empregadas na contenção da situação.