VAGA ABERTA

MP prepara lista sêxtupla para vaga de desembargador no Tribunal de Justiça

Novo integrante ocupará lugar deixado por José Carlos Malta Marques, que se aposentou este ano
Por Com TJ-AL 08/02/2024 - 18:48
Atualização: 08/02/2024 - 19:42

ACESSIBILIDADE

Caio Loureiro
Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas
Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, comunicou oficialmente, nesta quinta-feira, 8, o Ministério Público (MP-AL) sobre a vaga de desembargador que está aberta na Corte e que deverá ser ocupada por membro do órgão ministerial.

O novo integrante do TJ-AL ocupará a vaga deixada pelo desembargador José Carlos Malta Marques, que se aposentou em janeiro deste ano. O MP-AL deve agora elaborar lista sêxtupla e remeter os nomes ao TJ-AL. A Corte, por sua vez, reduzirá a lista para três e encaminhará para escolha do governador Paulo Dantas.


"Devemos encaminhar a lista sêxtupla até o dia 22 de fevereiro. Saberemos escolher os seis representantes de nossa instituição, que serão submetidos ao crivo do Pleno da Corte de Justiça", disse Márcio Roberto.

O critério do Quinto Constitucional prevê que 1/5 dos membros de determinados tribunais brasileiros seja formado por advogados e membros do Ministério Público. Para o procurador Sérgio Jucá, é importante a presença de integrantes do MP na Corte de Justiça. "Ele leva a visão de cada promotor, de cada procurador de Justiça ao seio do Tribunal".

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato