INVESTIGAÇÃO
CPI da Braskem ouve Defesa Civil de Maceió na quarta-feira
Rodrigo Cunha, Otto Alencar e Rogério Carvalho, relator da CPI, propuseram as convocaçõesA CPI da Braskem dedicará a próxima reunião, na quarta-feira, 13, à oitiva de responsáveis pelo monitoramento e fiscalização em Maceió. O foco da investigação recai sobre danos ambientais e urbanos na capital alagoana, decorrentes das atividades de exploração da mineradora.
Entre os depoentes agendados estão Gustavo Ressurreição Lopes, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, responsável por avaliações e licenciamentos ambientais, e Abelardo Pedro Nobre Júnior, secretário da Defesa Civil de Maceió, encarregado da redução de riscos de desastres e fiscalização de áreas de risco.
Os senadores Rodrigo Cunha, Otto Alencar e Rogério Carvalho, relator da CPI, propuseram as convocações. O encontro, marcado para às 9h, é a 4ª reunião do colegiado destinada a ouvir depoimentos.
Antes disso, na terça-feira, 12, a comissão ouvirá José Antônio Alves dos Santos, superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Mineração, e Walter Lins Arcoverde, ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM).
Mauro Henrique Moreira Sousa, diretor-geral da ANM, também será ouvido, após adiamento solicitado por viagem. As oitivas, requisitadas pelos senadores Rodrigo Cunha e Rogério Carvalho, são parte dos trabalhos da CPI que visa investigar os efeitos do afundamento do solo em bairros próximos às minas da Braskem.