MACEIÓ

Polícia apreende carga irregular de caranguejo-uçá à venda no mercado

Pesca do carangejo estava proibída até este sábado por causa do defeso das espécies
Por Tamara Albuquerque 16/03/2024 - 14:03

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Caranguejo-uçá, em época de defeso, sendo comercializado no Mercado da Produção
Caranguejo-uçá, em época de defeso, sendo comercializado no Mercado da Produção

A prática da pesca irregular é frequente em Alagoas e neste sábado o crime ficou evidente. Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam neste sábado, 16, uma carga de caranguejos-uçá e guaiamum que seriam comercializados no Mercado da Produção, em Maceió, apesar do defeso das espécies deixar de ter vigor apenas neste sábado.

Os caranguejos foram apreendidos, mas o dono do negócio fugiu do local. A fiscalização foi até o mercado depois de receber denúncia anônima. 

Popularmente conhecido como andada, o período de defeso do caranguejo-uçá e guaiamum é quando macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento, garantindo a continuidade da espécie. O período de defeso do caranguejo-uçá ocorre nas fases da lua nova e lua cheia. O terceiro ciclo do defeso terminou neste sábado.

A espécie se torna mais vulnerável porque os animais saem em massa das tocas em busca de parceiros, fenômeno denominado como andada, facilitando a captura. Se a pesca for liberada, as espécies não conseguem se reproduzir e tendem a desaparecer como já ocorre em outros estados.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato