ALAGOAS

Agricultores vão receber 1,1 mil toneladas de sementes em novo programa

Programa Planta Alagoas 2024 distribuição de sementes e mudas frutíferas a 70 mil agricultores
Por Redação com assessoria 17/03/2024 - 16:36

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Programa realiza inclusão produtiva na agricultura familiar e tem impacto na segurança alimentar das famílias beneficiadas
Programa realiza inclusão produtiva na agricultura familiar e tem impacto na segurança alimentar das famílias beneficiadas

O governador Paulo Dantas e o secretário interino da Agricultura e Pecuária, David Nunes, lançam, na próxima segunda-feira (18), o Programa Planta Alagoas 2024, que será executado em duas etapas, com distribuição de sementes e mudas frutíferas a 70 mil agricultores familiares de todo o estado. O evento será realizado às 11, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

O programa visa incentivar a produção agrícola do estado, fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. O investimento da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) é de R$ 20 milhões.

Nesta primeira etapa do Planta Alagoas, serão distribuídas aos agricultores 1,1 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas.

O lançamento do programa será realizado um dia antes do Dia de São José (19 de março), conhecido como intercessor dos agricultores. Na agricultura familiar, a data ficou conhecida popularmente pelo tempo certo de plantio de milho, feijão e demais culturas. Havendo chuva no Dia de São José, culturalmente se diz que será um bom ano para a agricultura.

De forma inovadora, a segunda etapa do Planta Alagoas será realizada no segundo semestre de 2024, com o projeto-piloto de distribuição de mais de um milhão de mudas frutíferas. A aquisição e distribuição das mudas fortalecerá a fruticultura no estado, com oportunidades de emprego, geração de renda e estímulo ao desenvolvimento local.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato