SÃO JOSÉ DA TAPERA
Eleitor é preso em Alagoas por tentar transferir título com documento Falso
Ação foi desencadeada após alerta do Tribunal Regional EleitoralUm eleitor foi detido em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, neste domingo, 5, após ser flagrado pela Polícia Federal tentando transferir seu domicílio eleitoral com um comprovante de residência falso. A ação foi desencadeada após alerta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas.
Segundo o TRE, o indivíduo, cuja identidade não foi revelada, será acusado por uso de documento falso e transferência irregular de domicílio eleitoral, crimes previstos no artigo 289 do Código Eleitoral.
O incidente ocorreu no cartório da 51ª Zona Eleitoral, onde o chefe de cartório, Allef Alcântara, relatou que o eleitor solicitou a transferência no início da tarde. Durante a análise dos documentos, foi identificada uma divergência no QR Code de uma conta de luz da Equatorial, indicando que pertencia a outra pessoa com endereço em Maceió.
"Todos os servidores estão atentos para as tentativas de fraude na apresentação de comprovantes falsos de residência", afirmou Allef Alcântara, acrescentando que há várias investigações em curso em todo o estado.
O TRE informou que, ao identificar tentativas de fraude, abre um procedimento interno de investigação. As evidências são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que aciona a Polícia Federal para as providências legais necessárias.