AGRESTE
Gestantes de alto risco terão assistência em ambulatório referenciado
Serviço abre as portas na segunda-feira no Hospital de Emergência do Agreste, em ArapiracaGestantes de alto risco que moram no interior de Alagoas vão receber assistência ambulatorial em serviço com referência para elas. O ambulatório foi inaugurado na sexta-feira, 17, pelo governador Paulo Dantas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, maior instituição hospitalar da região.
O Ambulatório será exclusivo para atendimento de gestantes com gravidez de alto risco que forem reguladas por meio de plataforma exclusiva, utilizada pelos profissionais que compõem a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que engloba 46 municípios da região do Agreste. Na nova unidade foram investidos R$ 500 mil, para a reforma do espaço onde funciona o ambulatório, aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais especializados para atendimentos de gestantes de risco.
"É mais uma estrutura fundamental para os municípios da II Macrorregião, diminuindo as dificuldades das gestantes de risco dessa região, que terão atendimento especializado para identificar o nível de gravidade da gestante perto de suas residências", observou o governador, observou o governador.
A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, informou que a unidade deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (10) e deve atender cerca de 300 gestantes de risco por mês.
"Estamos fazendo a reestruturação do atendimento das gestantes de alto risco da II Macrorregião, porque muitas já estão sendo acompanhadas e serão transferidas para cá. Mas as novas gestantes dessa região já serão atendidas no ambulatório que oferecerá especialidades como endocrinologia, cardiologia, nefrologia e terão também obstetras e enfermeiros para atendimento no ambulatório ", acrescentou a secretária.
O Ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco não vai realizar partos, sendo destinado, apenas, às consultas e acompanhamento ambulatorial das gestantes.