EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ufal fica de fora do ranking das melhores universidades do mundo

Outras 18 instituições brasileiras estão na lista elaborada anualmente
Por Redação 20/08/2024 - 18:20

ACESSIBILIDADE

Ufal
  Alagoas fica fora do ranking mundial que destaca universidades federais no Brasil
Alagoas fica fora do ranking mundial que destaca universidades federais no Brasil

Dezoito instituições brasileiras fazem parte do Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU), um ranking anual que classifica as melhores universidades do mundo. Deste total, 15 são universidades federais e 3 são estaduais. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está fora da lista.

O levantamento internacional foi publicado na quinta-feira, 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, e avaliou mais de 2,5 mil instituições em todo o mundo.

Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de universidades classificadas. Apesar de Alagoas não aparecer na lista, o Nordeste é representado pelos estados da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.

Veja as universidades brasileiras que estão no ranking:

UFRGS - Rio Grande do Sul
UFMG - Minas Gerais
UFRJ - Rio de Janeiro
UFPR - Paraná
UFSC - Santa Catarina
UFSM - Santa Maria
Unifesp - São Paulo
UnB - Brasília
UFSCar - São Carlos
UFV - Viçosa
Ufba - Bahia
UFC - Ceará
UFG - Goiás
UFPE - Pernambuco
UFPel - Pelotas
USP - São Paulo
Unesp - Paulista
Unicamp - Campinas

Os Estados Unidos lideram as três primeiras posições do ranking, com Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Entre as primeiras 20 instituições do ranking, 16 são americanas, 3 britânicas e 1 francesa. Confira a lista completa aqui.

Sobre o ranking

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking de Xangai, é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação se baseia em quatro critérios:
qualidade da educação, que usa como indicador a quantidade de ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields; 
- a qualidade da instituição, que é medida a partir de dois indicadores: colaboradores que ganharam Prêmios Nobel ou Medalhas Fields e pesquisadores altamente citados;
- o impacto da pesquisa acadêmica, que é avaliada com base na quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, bem como no número de artigos indexados no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index;
- desempenho per capita, que considera a performance acadêmica por pessoa de uma instituição.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato