INSS

Maceió tem 40,9 mil pessoas beneficiárias do BPC; 11,6 mil são idosos

No Brasil há 6 milhões de cadastrados no Benefício de Prestação Continuada
Por Tamara Albuquerque 31/08/2024 - 09:22

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
O BPC paga um salário mínio mensal para os incritos
O BPC paga um salário mínio mensal para os incritos

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem conferir a data em que receberão o pagamento de seus benefícios durante o ano de 2024. O calendário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) leva em conta o número final do cartão de benefício. No próximo dia 2 de setembro vão receber os valores as pessoas com cartões terminados no número 6.

O BPC é previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante  o pagamento de um salário mínimo (atualmente R$1.412) por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No Brasil há 6 milhões de pessoas no programa, o equivalente a 2,9% da população brasileira. Desse total, 3,3 milhões são pessoas com deficiência e 2,7 milhões são idosos.

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) são, respectivamente, as capitais brasileiras com o maior número de pessoas cadastradas no BPC. As 3 cidades têm cada uma mais de 100 mil beneficiários inscritos. Por outro lado, Palmas (TO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES) são as capitais com o menor número de pessoas cadastradas no BPC, com menos de 10.000 beneficiários cada uma. Maceió aparece no mapa com 40,9 mil beneficiários do BPC, sendo 29,3 pessoas com deficiência (PCD) e 11,6 mil idosos.

Para ter acesso ao benefício, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor a 1/4 do salário mínimo –o equivalente hoje a R$ 353.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato