SEGURANÇA
Prefeitura de Maceió anuncia concurso para a Guarda Municipal
Concurso é destinado a candidatos com nível médio, conforme determina a legislação federalAnúncio do concurso para a Guarda Municipal, instalação de totens e câmeras de videomonitoramento são algumas das ações que a Prefeitura de Maceió vem executando para garantir mais segurança na capital alagoana. As medidas reforçam o compromisso da gestão do prefeito JHC de adotar medidas que melhorem a vida da população.
Em julho, o prefeito anunciou o concurso para a Guarda Municipal de Maceió. Foi publicada, no Diário Oficial do Município, a lista dos servidores que compõem a Comissão de Organização e Fiscalização do Certame Público da Guarda.
“Serão 50 vagas, podendo reavaliar posteriormente. Nossa gestão tem investido na Guarda, com a aquisição de drones, novas armas, veículos e a reforma da sede, além da valorização dos servidores com 22% de aumento salarial”, afirmou o prefeito.
O concurso é destinado a candidatos com nível médio, conforme determina a legislação federal, e terá um salário inicial de R$ 3.509. O último concurso para a Guarda foi há 24 anos.
Seguindo com as ações para garantir mais segurança, a Prefeitura está instalando totens de segurança em pontos estratégicos de Maceió. O monitoramento das imagens captadas pelas câmeras dos totens será realizado na Central Integrada de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM). Os totens eletrônicos são equipamentos modernos e trazem para Maceió mais uma característica das Smart Cities, posicionando a capital alagoana no rol de cidades com tecnologias de ponta na área da Segurança Pública.
Os totens serão um reforço para a rede de videomonitoramento de Maceió, que já conta com câmeras instaladas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e também das mais de duas mil câmeras de segurança das escolas municipais e unidades de saúde. A colocação dos equipamentos pretende reduzir a criminalidade nesses locais estratégicos, além de levar a sensação de segurança à população com a presença permanente de postos eletrônicos de policiamento 24h, aumentando a rede de monitoramento na cidade.
Ao todo, a Prefeitura tem 476 câmeras instaladas em Maceió, destas, 77 têm poder de fiscalização, 300 são para monitoramento e 99 estão em fase de testes (Data Traffic). Operadas no Núcleo de Operações Integradas (NOI), situado na sede do DMTT, as câmeras monitoram o trânsito da capital e oferecem maior celeridade nos atendimentos às ocorrências. Além disso, também são utilizadas para ações de fiscalização, com agentes visualizando imagens em tempo real durante todo o dia.