OPORTUNIDADE
Qual a nota de corte do CPNU? Veja pontuação mínima para garantir vaga
Candidatos do CPNU aguardam divulgação da nota de corte e definição dos próximos passosNesta terça-feira, 8, foram divulgadas as notas finais das questões objetivas e as notas preliminares da redação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A divulgação trouxe questionamentos entre os candidatos sobre qual pontuação é necessária para evitar a desclassificação, a chamada "nota de corte". Essa pontuação varia conforme o cargo e as fases do concurso, conforme estabelecido nos editais. As informações são do diário do Nordeste.
De acordo com as regras gerais, os candidatos precisam obter pelo menos 40% dos pontos das provas objetivas para seguir no certame. A pontuação é composta pelos acertos na prova de conhecimentos gerais, realizada no período da manhã, e pelos acertos ponderados na prova de conhecimentos específicos, aplicada à tarde. Para os candidatos dos blocos 1 a 7, que realizam prova de títulos, a nota de corte também leva em consideração o peso dos eixos temáticos específicos.
Nos cargos que exigem prova de títulos, o cálculo da nota final inclui uma análise das qualificações e experiências prévias dos candidatos, como pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros. A nota final ponderada inclui as pontuações da prova de conhecimentos gerais, da prova de conhecimentos específicos, da prova discursiva e da prova de títulos, quando aplicável.
No caso específico dos candidatos do bloco 8, relativo aos cargos de nível intermediário, é necessário acertar ao menos 18 das 60 questões da prova objetiva, além de não zerar a redação, para evitar a eliminação. A prova discursiva também deve ser considerada, já que o candidato não pode obter nota zero nessa etapa.