Justiça

Marluce Caldas, tia do prefeito JHC, concorre à vaga de ministra no STJ

Procuradora integra lista tríplice com candidatos; Lula indicará nomes e Senado fará a aprovação
Por Tamara Albuquerque 15/10/2024 - 14:25

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Marluce Caldas Bezerra
Marluce Caldas Bezerra

A formação da lista tríplice com nomes dos candidatos às vagas em aberto de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) traz a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, tia de João Henrique Caldas, o JHC, entre os pretendentes. A procuradora conseguiu 17 votos, dentro do próprio STJ, na formação da lista tríplice que será encaminhada agora à presidência da República para a indicação dos novos membros do tribunal, que ainda terão de ser aprovados pelo Senado.

Na lista dos integrantes do Ministério Público, foram eleitos Marluce Caldas; Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC) e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF). A procuradora de Alagoas e Sammy Lopes tiveram a mesma votação no primeiro escrutínio, mas, em razão da idade, a tia de JHC ficou em primeiro lugar na lista.

Participaram da escolha, por voto secreto, 31 ministros do STJ. Foi a primeira sessão para formação de listas tríplices que utilizou o sistema eletrônico de votação, aprovado pelo Pleno em junho. 

As vagas no STJ foram abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz, em outubro do ano passado, e Assusete Magalhães, em janeiro deste ano. Antes de chegarem ao STJ, Laurita Vaz era integrante do Ministério Público, e Assusete Magalhães exercia o cargo de desembargadora federal.

Marluce Caldas nasceu em Ibateguara (AL) e tem pós-graduação em direito constitucional e processual. Integra o MPAL desde 1986 e, em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça de Alagoas. Fez sua carreira na área criminal e direitos humanos, tendo participado das discussões que culminaram na promulgação da Lei Seca.


Encontrou algum erro? Entre em contato