ENCONTROS
Elmar Nascimento busca apoio de Lula para sucessão de Arthur Lira na Câmara
Elmar e Brito quer apoio da bancada petista na Câmara dos DeputadosO líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), tem intensificado encontros com figuras próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), buscando apoio para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. Elmar e o líder do PSD, Antonio Brito (BA), formaram uma aliança para se contrapor à candidatura de Hugo Motta (PB), líder do Republicanos, ao cargo.
A dupla está em articulação com a bancada petista, após o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), anunciar que busca convergência com o “blocão” para definir um candidato de consenso para suceder Lira. Em meio a essas movimentações, Elmar Nascimento se reuniu no dia 16 de outubro com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), ambos integrantes do governo Lula, em busca de apoio. Haddad, considerado um dos principais articuladores do governo no Congresso, tem mantido diálogo tanto com a base governista quanto com a oposição.
Elmar era cotado como o principal nome para suceder Lira na presidência da Câmara em 2025, contando com o apoio da ala ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Lira. No entanto, sua candidatura perdeu força após o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), desistir da corrida pela presidência e apoiar Hugo Motta. A decisão foi seguida por uma declaração de Arthur Lira, que manifestou publicamente apoio à candidatura de Motta, o que gerou descontentamento em Elmar Nascimento, anteriormente próximo de Lira.