SAÚDE
AL é o único estado sem liberação fiscal para receber vacinas da Covid-19
Ministério da Saúde concluiu a distribuição de vacinas contra a doença para 22 estadosO Ministério da Saúde concluiu a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para 22 estados nesta sexta-feira, 25, mas Alagoas é o único que ainda espera a liberação fiscal para receber as doses., segundo o Governo Federal.
Segundo o comunicado da pasta federal, a nova entrega totaliza 1,2 milhão de vacinas e beneficia estados como Paraíba, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão e Pernambuco.
As vacinas fazem parte de um lote de imunizantes atualizados, com os estados responsáveis pela distribuição nos municípios. O Amazonas receberá vacinas na terça-feira, 29, conforme solicitação do estado. Acre, Amapá e Rio Grande do Sul também receberão na mesma data, devido a questões logísticas.
O novo pregão do Ministério da Saúde, que visa adquirir mais 69 milhões de doses, garante a proteção contra novas cepas pelos próximos dois anos. As entregas ocorrerão de forma parcelada, de acordo com a adesão da população e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A cobertura vacinal no Brasil indica que 86% da população completou o esquema primário de vacinação com duas doses. Atualmente, a imunização é recomendada para grupos prioritários, incluindo pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, além daqueles que não completaram o esquema vacinal.
O Ministério da Saúde assegura que não há falta generalizada de vacinas no Brasil. O órgão adota estratégias para manter a vacinação em dia, garantindo a proteção da população em diálogo constante com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A continuidade da vacinação é fundamental para o controle da pandemia.