Clima seco
Estiagem leva 27 municípios de Alagoas à situação de emergência
Craíbas e Delmiro Gouveia foram reconhecidos como casos vigentes de insegurança hídricaO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (13), a situação de emergência em 30 cidades afetadas por desastres entre as quais Craíbas e Delmiro Gouveia, em Alagoas.
No caso dos municípios alagoanos o motivo da situação de emergência é a estiagem, que castiga principalmente a zona rural. Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Alagoas tem 27 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 26 por estiagem e um por seca.
A principal diferença entre estiagem e seca é a duração do período de falta de chuva. Na estiagem a quantidade de chuva é baixa ou inexistente, mas de menor duração e intensidade do que a seca. Já na seca, o tempo seco é prolongado e pode durar meses ou anos, de acordo com o desequilíbrio hidrológico. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.