CONFIRA
Conheça a tecnologia que alerta sobre desastres naturais em Alagoas
Previsão é que a ferramenta comece a operar até o final de abril
O governo de Alagoas anunciou, na segunda-feira, 31, que a população alagoana passará a contar com o “Defesa Civil Alerta (DCA)”, um sistema que emite alertas sonoros e visuais via telefonia celular para avisar sobre riscos de desastres. A previsão é que a ferramenta comece a operar até o final de abril.
Com a nova ferramenta, será possível emitir alertas antes que a chuva chegue e os rios transbordem. Isso permite que os municípios se organizem com seus planos de contingência.
O sistema funciona por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que repassa as mensagens para as operadoras de telefonia móvel. Assim, qualquer telefone ativo na área de risco receberá um aviso sonoro, que só cessará quando o usuário visualizar a mensagem.
A tecnologia já foi implantada no Sul e Sudeste do país e agora chega ao Nordeste. A diretora de monitoramento da Defesa Civil de Petrópolis (RJ), Eduarda Conde, faz parte da equipe de treinamento em Alagoas. Segundo ela, a cidade participou do projeto-piloto e agora está ajudando a capacitar outros estados para operar o sistema.
Seis agentes da Defesa Civil Estadual iniciaram um treinamento nesta segunda-feira, 31, para aprender a operacionalizar o sistema. A capacitação, realizada por técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), segue até o dia 7 de abril e inclui atividades práticas sobre a tecnologia e o envio de alertas à população.