SMS de Maceió
Vacina infantil contra a meningite amplia a proteção contra a doença
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió aderiu à nova recomendação do Ministério da Saúde no esquema de vacinação infantil contra a meningite. A partir desta terça-feira, 1º de julho, crianças com 12 meses de idade passarão a receber, como dose de reforço, a vacina meningocócica ACWY em substituição à vacina meningocócica C.
A substituição é importante, pois visa ampliar a proteção das crianças contra a doença meningocócica. Segundo o ministério, com o novo esquema de vacinação, além do sorogrupo C, já incluído na imunização de rotina, as crianças estarão protegidas também contra os sorogrupos A, W e Y.
As crianças menores de 5 anos que receberam a vacina no esquema completo com três doses do imunizante, não vão precisar fazer a revacinação.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Com a mudança, o novo esquema vacinal contra a meningite seguirá da seguinte forma:
- 3 meses: 1ª dose da vacina meningocócica C; - 5 meses: 2ª dose da vacina meningocócica C; - 12 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias: reforço com a vacina meningocócica ACWY; - 11 a 14 anos: reforço com a vacina meningocócica ACWY.
“É importante ressaltar que crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, poderão ser vacinadas até 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias. Já as crianças menores de 5 anos que já completaram o esquema com três doses da vacina meningocócica C não precisam se revacinar com a ACWY, estando com seu esquema atualizado para a idade”, explica a coordenadora técnica de Imunização, Eunice Amorim.
Locais de vacinação
As vacinas meningocócica C e ACWY estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como:
Maceió Shopping – 12h às 20h (segunda a domingo); Pátio Shopping – 12h às 20h (segunda a domingo); Parque Shopping - 14h às 20h (terça a sábado); Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – 8h às 14h (segunda a sexta); 8h às 14h (sábado) e 8h às 12h (domingo); Saúde da Gente – 08h às 20h (segunda a sábado).
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.