Falta de segurança

Alagoas tem 10 barragens com classificação de alto risco para acidentes

Relatório 2024-2025 da ANA revela que outras 26 apresentam risco médio e insegurança
Por Tamara Albuquerque 06/07/2025 - 15:14
A- A+
MPAL/Arquivo
Barragem da Bananeira, em Arapiraca, é classificada como de risco médio para acidentes
Barragem da Bananeira, em Arapiraca, é classificada como de risco médio para acidentes

Relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, informa que em Alagoas pelo menos 10 barragens estão classificadas na categoria de alto risco para acidentes em função do descumprimento dos requisitos de segurança exigidos na legislação em vigor. 

Essas barragens estão nos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro, Batalha, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Maceió. Outras 26 barragens apresentam médio risco de acidentes, de acordo com o levantamento de 2024/2025 lançado na última semana.

O Relatório de Segurança de Barragens (RSB) mapeou 241 barragens com prioridade da gestão de risco. “Em caso de acidente com essas estruturas, há risco a pessoas ou a equipamentos importantes, que podem comprometer o fornecimento de serviços essenciais. Essas barragens que necessitam de maior atenção estão em 24 unidades da Federação”, disse a ANA.

No cenário nacional a maior parte dessas barragens (96) prioritárias pertencem a empresas privadas, seguida de empreendedores públicos (39) e sociedades empresariais de economia mista (10). Outras 94 barragens não possuem informação sobre os responsáveis. 

Ao todo, cerca de 28.000 barragens estão cadastradas no Sistema Nacional sobre Segurança de Barragens, sendo 97% para acumulação de água e uso preponderante para serviços de irrigação (36%).

Em Alagoas, o total de barragens cadastradas é de 165, sendo 2 cadastradas este ano. Nenhuma dessas estruturas foram inspecionadas este ano. O relatório mostra que 36 barragens em Alagoas apresentam classificação 'alta' para danos potencial associado e outras 18 apresentam risco 'médio'. 

Segundo o relatório, foram reportados 24 acidentes e 45 incidentes com barragens no Brasil em 2024, com registro de duas mortes e danos diversos, incluindo destruição de vias públicas, rompimento de pontes, danos a residências, desaparecimento de animais, interdição de estradas e vias e danos ambientais.


Encontrou algum erro? Entre em contato