Ascom SMS
Coleta de pneus proporciona destinação correta
A Alagoas Ambiental — empresa do Grupo Veolia — vai garantir a destinação adequada de pneus inservíveis, na campanha “Pneu Usado Tem Descarte Certo”, realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa começa nesta quarta-feira (30) e segue até o dia dez de setembro. O coordenador comercial da empresa, Tarcísio Neto, explica o que os municípios devem fazer para participar da ação.
“Basta realizar o cadastro e entregar a documentação que vai ser entregue nas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) e na Gerência de Resíduos Sólidos da Semarh, validando a participação. É um processo simples, em que os municípios serão divididos em dois grupos. Os ‘Integrativos’ vão definir os locais de coleta dos pneus, que podem ser estabelecidos em parceria com borracharias e outros pontos comerciais. Desses locais, o material será enviado aos municípios ‘Polos’, que funcionarão como base de entrega”, detalhou.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Durante a campanha, haverá pontos de coleta temporária nas áreas urbanas e rurais, facilitando o descarte dos pneus inservíveis.
Benefícios gratuitos Tarcísio destaca que todo o processo é gratuito e reforça que a campanha gera diversos benefícios para a população e para o meio ambiente, de maneira direta.
“Nós garantimos a principal etapa da logística reversa, com a destinação final dos pneus. Todos eles são beneficiados e transformados em chips: pequenos pedaços utilizados como combustível alternativo em fornos da indústria cimenteira, evitando o consumo de combustíveis fósseis. Além de preservar matéria-prima natural e gerar energia limpa, a ação ainda promove a saúde pública ao combater doenças transmitidas por mosquitos, por exemplo; fortalece a economia circular e gera empregos e renda”, conclui.
Para garantir a participação do município ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp, nos números (82) 98884-6919 ou (82) 98187-5839. Todas as cidades participantes receberão orientações detalhadas sobre o recebimento e a logística, fortalecendo o processo de gestão de resíduos sólidos.
Panorama Anualmente, cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas no Brasil, segundo o Governo Federal. Esse volume representa um grande desafio ambiental, considerando que a decomposição de um pneu pode levar até 600 anos, com risco de contaminação do solo, da água e do ar.
Para enfrentar esse problema, a legislação brasileira estimula a logística reversa e a responsabilidade compartilhada entre consumidores, fabricantes e o poder público. Se quiser uma versão mais jornalística ou mais institucional, posso ajustar também.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.