economia
Sefaz-AL suspende inscrições de 7 mil contribuintes por pendências na EFD
Medida atinge empresas que deixaram de entregar ou enviaram declarações fiscais incorretas
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) inicia nesta terça-feira, 26, a suspensão das inscrições estaduais de 6.995 contribuintes que não regularizaram pendências na entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD).
Entre os casos estão empresas que deixaram de transmitir dois ou mais arquivos da EFD ou enviaram declarações em branco, mesmo realizando operações comerciais.
De acordo com a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, a ação faz parte da rotina da Sefaz e tem como objetivo garantir a regularidade das informações fiscais enviadas pelos contribuintes.
“É fundamental que o contribuinte acompanhe constantemente as malhas fiscais e verifique se existe alguma pendência a ser corrigida”, destacou Vieira. A inscrição estadual será reativada até o primeiro dia útil subsequente à regularização da EFD, sem necessidade de solicitação adicional.
Para isso, os contribuintes devem transmitir corretamente os arquivos com todas as informações fiscais obrigatórias, registrar todas as notas fiscais emitidas e recebidas e efetuar a apuração e pagamento dos tributos devidos.
A consulta das pendências pode ser feita online, diretamente no Portal do Contribuinte. O edital de intimação com mais informações foi publicado no Diário Oficial do Estado.