COVID-19
Cidade vizinha de Alagoas cancela eventos por suspeita de caso de Coronavírus

A Prefeitura de Paulo Afonso anunciou o cancelamento de alguns eventos públicos que aconteceriam até o mês de maio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 13, após o primeiro caso de suspeita de Coronavírus ser investigado na cidade.
Conforme o anúncio, os eventos cancelados foram o Luau na Praça, que aconteceria neste sábado, 14, e outras edições sequentes. Já a 1ª Feira do Leite, no dia 5 de abril, e o Moto Paulo Afonso, que seria realizado nos dias 30 de abril a 2 de maio, foram adiados.
O cancelamento, segundo o anúncio segue uma das orientações da OMS que estabelece recomendações para eventos com aglomeração de pessoas.
Na quinta-feira, 12, foi anunciado que uma pessoa está em fase de investigação. Trata-se de uma mulher de 23 anos, que já está sendo monitorada pela equipe de Vigilância Epidemiológica.
A paciente relatou histórico de contato com uma pessoa que esteve na Itália, país com transmissão local do Covid-19.
Diante do quadro apresentado, a Secretaria Municipal de Saúde manteve a mesma numa sala de isolamento preparada no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), localizado no BTN.
Equipe do Laboratório Central (Lacen), de Paulo Afonso, já coletou material para o exame de detecção da doença e encaminhou para Salvador, onde emitirá resultado nas próximas 48 horas.
A paciente e sua família foram orientadas ao isolamento domiciliar, que deverá ser de 16 dias, como prevê a Organização Mundial de Saúde (OMS), e ficarão sendo monitoradas pela Vigilância e a Atenção Básica.